Trio é preso por acessar sistema do Detran com logins de servidores e revender veículos ilegalmente no DF; carros de luxo foram apreendidos
Veja os carros que foram apreendidos durante operação da PCDF
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, nesta secxta-feira (14), três suspeitos de integrar uma organização criminosa que fraudava o sistema do Detran-DF para transferir e revender veículos ilegalmente.
Segundo a investigação da 16ª Delegacia de Polícia de Planaltina, o líder do grupo usava logins de funcionários do Detran após o expediente, sem que os servidores percebessem.
Pelo menos 15 agentes públicos tiveram credenciais utilizadas de forma fraudulenta. Com o acesso ao sistema, os criminosos conseguiam retirar multas, alterar dados e concluir transferências de forma irregular.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
"O grupo atuava de maneira estruturada e hierarquizada: um dos membros alugava veículos de terceiros e de locadoras, repassando-os a três vendedores, responsáveis por revendê-los a terceiros de boa-fé, após transferências concluídas ilicitamente no sistema do Detran", detalha a PCDF.
Em nota, o Detran informou que coopera com o trabalho policial e que a área de Segurança e Inteligência da autarquia, ao identificar indícios de irregularidades, comunicou a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).
A operação cumpriu mandados de prisão preventiva contra os três suspeitos e fez buscas em Planaltina (DF), Vicente Pires (DF), Jardim Botânico (DF), Planaltina (GO) e Formosa (GO).
Os policiais apreenderam cinco veículos, incluindo duas BMW e uma Porsche (veja o vídeo acima), além de bolsas de luxo e itens de alto valor que, segundo a PCDF, eram usados para lavar dinheiro das fraudes.
"Esses carros foramo adquiridos como forma de lavagem de dinheiro. Já é aquisição com produto do crime. Então eles pegam os carros alugados, revendem, aí entra o dinheiro e com esse dinheiro que vai entrando, eles vão lavando em agência de veículos e adquirindo objeto de luxo", disse o delegado Veluziano de Castro ao g1.
Inclusive esses que é esse carro que a gente aprenderam aqui, que nós aprendemos aqui, que é uma Porsche, dois dois BMWs, é fruto da lavagem de dinheiro, entendeu?
A corporação afirma ainda que o grupo reinseria o lucro ilícito na economia formal por meio de agiotagem.
O que diz o Detran
Agente de fiscalização do Detran-DF em imagem de arquivo.
Agência Brasília/Reprodução
"O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que vem atuando, em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), no combate a crimes relacionados a acessos ilegais ao sistema da autarquia.
No âmbito da Operação Backdoor, o Detran-DF esclarece que os fatos investigados dizem respeito ao uso indevido e fraudulento de credenciais individuais de servidores, acessadas de forma criminosa por terceiros, à revelia dos titulares e sem qualquer participação institucional.
Ressalte-se que a área de Segurança e Inteligência da autarquia, ao identificar indícios de irregularidades, comunicou a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), apresentado os relatórios e registros técnicos que deram início às apurações.
A autarquia mantém protocolos avançados de segurança, com monitoramento contínuo, trilhas de auditoria detalhadas e rastreabilidade completa dos acessos. Esses mecanismos permitiram identificar padrões anômalos, inconsistências e acessos suspeitos que têm subsidiado as autoridades policiais na investigação.
O diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, ressalta que o Departamento vem investindo em tecnologia, cruzamento de dados e ações de investigação. “Seguimos focados em garantir a transparência e a segurança dos nossos sistemas, trabalhando junto às autoridades policiais e adotando todas as medidas necessárias para prevenir e coibir qualquer irregularidade. Agradecemos a parceria com a Polícia Civil do DF no combate a essas fraudes”, destaca o diretor-geral do Detran-DF."
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: homem é preso após agredir companheira na Asa Norte
SAIDÃO DE FERIADO: mais de 1,6 mil presos terão saída temporária no DF a partir desta sexta
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.FONTE: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/11/14/trio-e-preso-por-acessar-sistema-do-detran-com-logins-de-servidores-e-revender-veiculos-ilegalmente-no-df-carros-de-luxo-foram-apreendidos.ghtml