Polícia Federal investiga incêndio criminoso na Floresta Nacional de Brasília
05/09/2024
Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Superintendência da PF no Distrito Federal abriu inquérito; Flona é uma unidade de conservação federal. Fogo durou 3 dias e destruiu 38% da área. Fogo na Floresta Nacional de Brasília continuava na noite desta quarta-feira (4).
TV Globo/ Reprodução
A Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Superintendência da Polícia Federal no DF investiga o incêndio na Floresta Nacional de Brasília (Flona). A informação foi confirmada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A suspeita é de que o incêndio seja criminoso (veja nota completa abaixo). Três pessoas foram vistas no local pouco antes do fogo começar, na terça-feira (3). A PF vai fazer a perícia do local, já que a Flona é uma unidade de conservação federal.
O fogo foi controlado entre a noite desta quarta-feira (4) e a madrugada desta quinta-feira (5). Segundo a última atualização do ICMBio, a área total atingida é de 2.176 hectares – cerca de 38% do parque.
Duas das cinco nascentes de água que ficam dentro da Floresta Nacional foram atingidas pelo incêndio. É da Flona que vem a água que abastece boa parte da capital do país.
Incêndio na Floresta Nacional de Brasília continua nesta quarta-feira (4).
O que diz o ICMBio
"Foi instaurado inquérito policial na Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Superintendência da Polícia Federal no DF, em razão de se tratar de unidade de conservação federal. Com isso, a Polícia Federal fará a perícia do local para dar seguimento à investigação.
Três pessoas foram vistas no local, provavelmente envolvidas com o início do fogo. A suspeita é de que o incêndio seja criminoso."
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: animais fogem do fogo na Floresta Nacional de Brasília; 38% da área do parque foi atingida
VÍDEO: incêndio na Flona continua; bombeiros retomam trabalho nesta quarta-feira
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.