Halloween: comerciantes do DF preveem aumento nas vendas neste ano, diz pesquisa
30/10/2025
(Foto: Reprodução) Comércio do DF tem expectativa otimista de vendas para Halloween
Gostosuras ou travessuras? 🎃 Levantamento da Fecomércio-DF estima que a maioria dos comerciantes da capital prevê um aumento de até 74% nas vendas no Halloween deste ano.
A data que mexe com a imaginação de crianças e adultos é comemorada neste domingo (31) e aguardada com expectativa por lojistas da capital.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Enquanto alguns decoram a casa e organizam festas, e crianças fazem a tradicional brincadeira de gostosuras ou travessuras, comerciantes enxergam a data como uma oportunidade.
Isso é o que mostra o levantamento da Fecomércio-DF que, pela primeira vez, fez uma consulta aos lojistas sobre as expectativas para as vendas. Segundo o levantamento:
74% esperam aumento "moderado" das vendas (de 5% a 20%);
14% preveem aumento "significativo" das vendas (acima de 20%);
8% acreditam que o patamar de vendas ficará "estável";
4% dizem esperar que haverá redução nas vendas.
"O objetivo [da pesquisa] foi entender melhor o impacto da data, que vem aumentando cada vez mais espaço no comércio brasileiro. [...] Nos últimos anos, durante o mês de outubro, o halloween tem movimentado escolas, empresas, bares e restaurantes", afirmou o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Festa internacional
O Dia das Bruxas nos moldes atuais surgiu nos Estados Unidos no Século XIX, com base em festivais pagãos europeus.
Embora seja uma festa com origem em outro país, já tomou conta do coração dos brasileiros e dos moradores do DF.
"Eu vejo como uma festa que celebra muito a criatividade, com as fantasias, as decorações. Cada um tem sua referência, seu jeito de fazer, seu estilo. Eu acho muito divertido", afirmou a publicitária Ana Luiza Storni.
"Eu vou fazer uma festa de halloween neste ano, estou muito animada e vai ter um concurso de fantasias. Meus amigos estão muitos animados", acrescentou.
Halloween aquece o comércio - Crédito: Divulgação
Halloween aquece o comércio - Crédito: Divulgação
Halloween supera outras datas
Dono de uma rede de sete lojas no DF, o empresário Lucas Moura afirmou à TV Globo que o Halloween supera as vendas de outras datas, como Natal, Carnaval e Dia das Mães.
"No Halloween, há um crescimento exponencial [de vendas]. O maior faturamento da loja, hoje, é esse. As fantasias vendiam muito [mais] antigamente, mas hoje em dia o brasileiro quer mais exercer mais a criatividade, poder montar sua fantasia, então, os adereços acabam vendendo mais que as fantasias em si", afirma.
Segundo ele, a preparação da loja começa em maio para atender aos clientes no mês de outubro.
"O Halloween começa [a ser preparado] na verdade em maio. Nós vamos à feira, visitamos fornecedores e já decidimos o 'mix' todo em maio. Então, a gente já faz a compra antecipada para estar pronto na época de Halloween", acrescentou.
LEIA TAMBÉM:
R$ 29 MIL: Justiça do DF condena ex-gerente por desviar valores de lar de idosos para uso próprio
AEROPORTO DO DF: fiscais apreendem R$ 480 mil em videogames sem nota fiscal
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.